Este post tem por objetivo mostrar como configurar o banco de dados da Plataforma Moodle no sistema Badiu GMoodle.

O sistema Badiu GMoodle suporta dois métodos de conexão com a Plataforma Moodle:

  • Banco de dados
  • Plugin GMoodle X-Report

Neste post partimos de pressuposto que você está usando o método de conexão Banco de Dados. A conexão pelo Plugin GMoodle X-Report ainda só é suportada pelo serviço GMoodle On-Line.
Para configurar o banco de dados da Plataforma Moodle no sistema Badiu GMoodle, tenha em mãos os seguintes dados:

  • Host do banco
  • Porta do banco
  • Nome do banco
  • Usuário de acesso ao banco
  • Senha de acesso ao banco
  • Prefixo da tabela

Caso você preferir usar o mesmo usuário e senha de acesso ao banco que o Moodle, basta copiar todas as informações de acesso ao banco no arquivo config.php que fica na raiz de instalação do Moodle.
A figura abaixo exibe o formulário de cadastro do site Moodle no Badiu GMoodle pelo método de conexão do banco de dados. A parte destacada em vermelho indica os campos sobre a configuração do banco que devem ser preenchidos.

form_gmoodle_add_moodle_bd

A tabela a seguir aborda descrição de cada campo.

Campo do Formulário Obrigatório Descrição
Sistema de banco de dados Sim É o tipo de sistema banco de dados. Apenas a opção MySql e PostgreSQL estão disponíveis. Microsoft SQL Server e Oracle estão em fase de teste com o método de conexão  Plugin GMoodle X-Report.
Endereço (Host ou IP) Sim Endereço de acesso do banco de dados. É o valor da variável $CFG->dbhost no arquivoconfig.php da instalação do Moodle.
Porta de conexão Não Porta de conexão da base de dados. Caso não for informada, será definida automaticamente a porta padrão do sistema da base de dados. Preencha esse campo caso a porta de conexão padrão do banco for modificada.
Nome da base de dados Sim Nome do banco de dados do Moodle. É o valor da variável $CFG->dbname no arquivo config.php da instalação do Moodle.
Prefixo da tabela Não Prefixo da tabela da base de dados do Moodle. É o valor da variável $CFG->prefix no arquivo config.php da instalação do Moodle.
Usuário Sim Usuário da base de dados do Moodle. É o valor da variável $CFG->dbuser no config.php da instalação do Moodle .
Senha Não Senha de acesso da base de dados do Moodle. É o valor da variável $CFG->dbpass no arquivo config.php da instalação do Moodle .

A senha é criptografada na base de dados do GMoodle. Não é possível decifrá-lo fazendo acesso direto a base de dados.

Confirmar senha Redigite a senha para efeito de confirmação.
Usuário apenas de leitura Define se o usuário da base de dados tem permissão apenas para consultar a base de dados remota do Moodle. Se essa opção for marcada, não será possível efetuar operações de cadastro/edição na base de dados remota. Pois, as funcionalidades de cadastro/edição de usuário e matrícula serão desativadas.

Com base na explicação de cada campo feito na tabela acima, preencha o formulário do banco de dados.

O recomendado criar um usuário e senha de acesso ao banco específico para o sistema Badiu GMoodle ao invés de usar mesmo usuário que a Plataforma Moodle. Essa configuração é essencial para o funcionamento do Badiu GMoodle.