Este tutorial tem por objetivo demonstrar o como efetuar o teste de conexão entre o Sistema Badiu GMoodle e a Plataforma Moodle.
Se a conexão estiver ativa, vários crons de importação e consolidações de dados serão processados. A cada 5 minutos existe um cron que faz checagem de se a conexão está ativa.
Após cadastrar e configurar conexão do Website Moodle, é necessário fazer um teste de conexão para verificar se a configuração está ok.
Para realizar teste de conexão, siga os seguintes passos:
1º Passo – Acesse detalhe do Website Moodle
Caso não estiver na tela de detalhes sobre o Website Moodle, clique no menu horizontal Website Moodle. Feito isso será aberta a lista do Moodle cadastrados no GMoodle. Em seguida, clique no nome do seu Moodle que quer efetuar teste de conexão. Feito isso, será exibido a tela de detalhe do Moodle, como mostra a figura abaixo.
2º Passo – Clique em Testar Conexão
Na tela de detalhe de Website Moodle, clique no botão Testar Conexão, como mostra a figura a seguir.
Caso a conexão esteja funcionando, será exibido uma janela modal, informando que a conexão foi realizada com sucesso, como mostra a figura a seguir.
Caso a conexão não esteja funcionando, será exibido uma mensagem de erro, como mostra a figura a seguir.
A mensagem de erro varia em função da causa. A partir da mensagem de erro, é necessário rever o processo de configuração do cadastro de Moodle.
Caso a conexão falhar, o ícone que acompanha url da Plataforma Moodle fica em vermelho, como mostra a figura a seguir.
Se a conexão estiver ativa, o ícone fica verde.
A conexão pode falhar mesmo que a configuração estiver tudo certo. Isso pode acontecer se a Plataforma Moodle estiver fora do ar. Se a conexão for pelo plugin GMoodle X-Reporter, a conexão pode falhar caso o url do Moodle cadastrado no GMoodle não estiver correta.
Se a conexão for pelo banco de dados, pode haver falha na conexão caso o Moodle estiver em um servidor remoto, ou seja, não na mesma máquina que o sistema Badiu GMoodle. Neste caso, a conexão pode falhar por seguintes motivos:
- O firewall do servidor em que o Moodle está instalado bloqueia qualquer conexão remota na porta de acesso ao banco de dados;
- O servidor de banco de dados não está habilitado para receber uma conexão remota;
- O usuário do banco de dados cadastrado no sistema Badiu GMoodle não está habilitado para efetuar conexão remota.
Os três níveis de bloqueios abordado acima são as causas mais comuns da falha de conexão pelo acesso ao banco de dado.