Este tutorial tem por objetivo mostrar o passo a passo de como efetuar o cadastro do website Moodle no sistema Badiu GMoodle, usando como método de conexão o plugin GMoodle X-Report.

Para que que o sistema Badiu GMoodle gere relatório, é necessário cadastrar o website Moodle que se pretende monitorar. Ao cadastrar o Moodle, é necessário definir o método de conexão.

GMoodle X-Report estabelece que esse plugin instalado na Plataforma Moodle realize a comunicação com o sistema Badiu GMoodle.

Para cadastrar o website Moodle no sistema Badiu GMoodle, siga os seguintes passos:

1º Passo – Cadastrar novo site Moodle
Após acessar a sua conta do GMoodle online, a primeira tela que aparece é a do Website Moodle. Para acessar essa tela, basta clicar no menu horizontal Website Moodle. Essa tela gerencia o cadastro da plataformas Moodle.

Caso não tiver nenhum Moodle cadastrado, será exibida a tela a seguir com os botões de gerenciamento. Caso já tenha algum Moodle cadastrado, esses botões ficam a direita da tabela. Para cadastrar um novo website Moodle, basta clicar no botão Cadastrar Novo como ilustra a figura abaixo.

IMAGEM 1

2º Passo – Preencher o formulario de cadastro
Ao abrir o formulário de cadastro, como mostra a figura abaixo, preencha os campos obrigatórios, ou seja, os campos sinalizados com asterisco na cor vermelha.

IMAGEM 2

Não altere o método de conexão. Mantenha a opção Plugin GMoodle X-Report selecionado. Caso não estiver selecione, selecione essa opção. Caso essa opção não estiver habilitado, entre em contato com suporte técnico da Badiu.
Para preencher o formulário, siga orientação na tabela a seguir que faz uma descrição de cada campo.

Campo

Descrição

Categoria

Organiza website Moodle por categoria e subcategoria

Nome

Nome de identificação do website Moodle

Endereço (URL)

Endereço da instalação do Moodle

Versão

Versão da Plataforma Moodle. GMoodle é compatível com as versões versão 1.9.x, 2.x e 3.x

Informar a versão do Moodle é essencial para tradução de comando SQL uma vez que as tabelas da base de dados variam entre as versões. Pois, se informar a versão errada, pode dar erro e não funcionar.

Para saber a versão do seu Moodle, acesse o arquivo version.php no diretório de instalação do Moodle. Aí se encontra informação sobre a versão na variável $release

Descrição

Caso tenha vários websites, a descrição facilita a pesquisa e a identificação de cada site Moodle

Tipo de conexão

A conexão pode ser pelo banco de dados ou plugin GMoodle X-Report. Para conta online, use a conexão pelo GMoodle X-Report. Caso for pelo banco de dados, será necessário habilitar conexão remota do banco de dados do seu Moodle.

Prefixo da tabela

Prefixo da tabela da base de dados do Moodle. É o valor da variável $CFG->prefix no arquivo config.php da instalação do Moodle.

Ser for declarado errado, o SQL montado pelo sistema não será compatível.

Sistema de banco de dados

É o tipo de sistema banco de dados. Apenas a opção MySql e PostgreSQL estão disponíveis.

Após preencher o formulário, clique em Salvar. Feito isso, será exibida a tela com detalhes de cadastro, como mostra a figura a seguir.
3º Passo – Gerar chave de autenticação
Para gerar a chave de autenticação acesse a aba Chave de autenticação para importação de dados do Moodle, como ilustra a figura abaixo.

IMAGEM 3

Ao abrir a aba, será exibido o botão Gerar chave, como mostra a figura a seguir.

IMAGEM 4

Clique no botão Gerar chave. Feito isso, será gerada a chave de autenticação como mostra a figura a seguir.

IMAGEM 5

Essa chave deve ser cadastrado no pluign GMoodle X-Report na Plataforma Moodle. Assim, toda a requisição que chega ao Moodle a partir do Badiu GMoodle será autenticada com base nessa chave.

Feita essa configuração o sistema Badiu GMoodle começa a processar automaticamente a sincronização de dados.