O sistema Badiu GMoodle é uma ferramenta de gestão de relatórios da Plataforma Moodle desenvolvido pela empresa Badiu. Sua principal finalidade é suprir as deficiências do Moodle sobre:

  • Extração de relatórios gerenciais;
  • Monitoramento / acompanhamento dos cursos;
  • Integração de dados de várias instâncias do Moodle.

Segue a descrição das principais funcionalidades e  benefícios que o sistema GMoodle possa oferece.
Para explorar mais sabre as funcionalidades, acesse esse link: http://gmoodle.badiu.com.br/?p=168

1- Monitorar evasão
Através de indicadores de acesso, o sistema faz classificação automática do status da matricula dos alunos. Sendo assim, no decorrer do curso, é possível mapear de forma automática a tendência da evasão ou desistência. Isso oportuniza tomar medidas preventivas.

2-    Monitorar participação e desempenhoAtravés  de  indicares de acesso e nota, é  possível programar envio de relatórios e mensagens de notificação aos alunos. Assim, durante o período de oferta, seguintes eventos poderão ocorrer automaticamente:

  •  Notificação aos alunos sem acesso ou com baixo desempenho;
  • Envio de relatório ao tutor com a relação dos alunos sem acesso ou com baixo desempenho;
  • Notificação dos tutores sem acesso;
  • Envio de relatório aos coordenadores com a relação dos  tutores  sem acesso ao ambiente do curso.

3-    Relatórios detalhados
Sistema GMoodle tem mais opções de relatório em comparação com a plataforma Moodle. Veja mais detalhes, no link: http://www.badiu.net/nportal/index.php?option=com_content&view=article&id=16%3Atipos-de-relatorios-que-podem-ser-extraidos-pelo-gmoodle&catid=2&Itemid=8
A extração de relatórios no GMoodle é mais rápida e mais eficiente do que  a Plataforma Moodle. Sendo assim, o seu uso traz um ganho significativo para equipe de EAD.

4-    Histórico do aluno
O sistema GMoodle armazena histórico de cursos de várias ofertas do Moodle mesmo que as ofertas estejam distribuídas em diferentes instalações do Moodle. A centralização de dados possibilita:

  • Acompanhar o histórico de cursos/disciplinas já realizada pelo aluno ao longo do tempo;
  • Manter disponível dados de cursos ofertados em ambiente Moodle que já foram desativados e guardados em backup.

5-    Integração de várias Instalações do Moodle
Com a integração de relatórios de vários ambientes do Moodle, a descentralização de dados deixa de ser um problema. Assim, as novas ofertas de cursos podem ser alocados numa nova instalação do Moodle. Deste modo,  o  histórico dos cursos já ofertados ficam armazenados em outra instância do Moodle. Essa separação reduz a sobrecarga da base de dados e torna o ambiente de curso em andamento muito mais leve. Por outro lado, mesmo que se use o mesmo ambiente do Moodle, limpando os dados do histórico, o GMoodle mantem o histórico disponível para consulta. Para mais detalhe, consulte esse link: http://forum.badiu.net/mod/forum/discuss.php?d=5